Maestro: uma ferramenta de planejamento e desenvolvimento de conteúdos em formato hipertexto como instrumento de gestão do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v1i0.109Resumo
Este artigo descreve uma ferramenta para planejamento e autoria de cursos online, desenvolvidos para uma grande organização pública, implantando uma Universidade Corporativa, tendo o e-learning como seu maior componente. A organização - Eletronorte - tinha, previamente, implementado uma metodologia para a preparação de planos de aula para todos os assuntos-chave, por experientes especialistas de conteúdo. Ao tempo da implantação da Universidade Corporativa, havia mais de 200 planos de aula elaborados. A ferramenta Maestro foi desenhada/planejada?? para preencher duas funções. Os especialistas podem usá-la para planejar o conteúdo e desenvolver os planos d e aula de um curso, de acordo com a metodologia padrão da organização, os quais poderiam , mais tarde, serem transformados, por outras pessoas, em materiais para cursos online. Alternativamente, a ferramenta pode ser usada como um completo sistema de autoria, tanto para o planejamento como para a produção de materiais. A intenção da Eletronorte é reconhecer e valorizar o conhecimento de seus empregados e, ao mesmo tempo, armazená-lo de forma a facilitar sua recuperação?? e uso pelos empregados de todas as regiões.Downloads
Referências
Neves,A., Galindo,M., Cunha, P. Onde as Ruas não tem nomes- Um olhar sobre o ciberespaço.Editora Universitária- UFPE, 1997.
Hanley,S.(1994). On Construtivism. Maryland: University of Maryland at College Park, Maryland Collaborative for Teacher Preparation.
Piaget, J. (1950) The psychology of intelligence. London: Routledge and Keegan Paul.
Reheingold, H. (1993) Virtual Comunities. New York: Summit Books.
Baath, J.A. (1983). A list of ideas for the construction of distance education courses. In Distance Education: International perspectives, eds. D. Sewart, D. Keegan, and B. Holmberg. London/ New York : Croom Helm/ St. Martin's Press.
Harasim, L., S.R. Hiltz, L. Teles, and M. Turroff. (1995) Learning Networks. A Field Guide to Teaching and Learning Online. Cambridge, Ma: The MIT Press.
Mason, R. and T. Kaye. (1990). Toward a New Paradgm for distance education. In Online Education: Perspectives on a new environment, ed. L. M. Harasim, New York: Praeger.
Peters, O. (1983). Distance teaching and industrial production: A comparative interpretation in outline. In Distance Education International Perspectives, eds. D. Sewart, D. Keegan, and B. Holmberg, London/ New York: Croom Helm? St. Martin's Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.