Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) é um jornal eletrônico interativo, de livre acesso, com foco em pesquisa, desenvolvimento e prática de ensino e aprendizagem interativa a distância, em todos os níveis educacionais, formais e informais, e com o uso de todas as tecnologias disponíveis. São artigos voltados para os êxitos e desafios em educação a distância para pessoas de todas as idades, grupos ou níveis, nos sistemas de educação formal e informal. Os artigos podem ser classificados em: Artigos originais, Relatos de experiência ou Revisões de literatura.

O público da RBAAD é multidisciplinar e inclui professores de ensino fundamental, médio, de graduação e pós-graduação, pesquisadores, especialistas em desenvolvimento de recursos humanos, administradores e demais interessados nos temas sobre Educação a Distância.

Com uma esfera de ação internacional, a revista aceita produções em três idiomas – português, inglês e espanhol. A política e a seleção de artigos são determinadas pelos editores da revista e por orientações específicas.

A RBAAD é uma publicação da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. O acesso a todos os conteúdos é livre. Não é cobrada taxa para submissão, ou para publicação.

Processo de Avaliação pelos Pares

A RBAAD utiliza o sistema de avaliação duplo-cega por pares, o que significa completo anonimato em relação à identidade dos avaliadores e dos autores que estão submetendo o manuscrito.

O texto enviado para submissão é avaliado previamente por um membro da equipe editorial da revista e posteriormente, caso cumpra as exigências mínimas, será encaminhado para dois avaliadores. Havendo pareceres contrários, os textos serão direcionados a um terceiro avaliador. Os pareceres embasam as decisões editoriais, ficando reservada aos editores-chefes a decisão final referente à oportunidade da publicação dos trabalhos recebidos.

Em caso de necessidade, os editores poderão enviar artigos específicos para avaliadores ad hoc não integrantes do corpo de membros, observando-se a titulação mínima de doutor e especialidade na área do texto em questão. Será garantido o anonimato dos autores e dos avaliadores no processo de análise dos textos.

Alguns trabalhos presentes nas edições podem ser resultado de convites encaminhados a especialistas de notória competência e excelência acadêmica.

Política de Acesso Livre

A revista oferece acesso livre a todo o seu conteúdo e não impõe qualquer taxa ou pagamento pelo envio, processamento ou publicação dos textos submetidos. Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Periodicidade

A RBAAD tem periodicidade quadrimestral, ou seja, com três números publicados anualmente. No entanto, recebe submissões em fluxo contínuo de Artigos originais, Relatos de experiência e Revisões de literatura.

Missão

Divulgar pesquisas, análises e aplicações na área de educação a distância, aberta e flexível, na perspectiva de fomentar discussões científicas entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, possibilitando o acesso ao conhecimento a toda sociedade.   

Objetivo

- Oferecer gratuitamente informações sobre resultados de pesquisas importantes, últimos desenvolvimentos e aplicações sobre ensino e aprendizagem a distância, com uso de tecnologias novas e tradicionais;

- Apresentar artigos de interesse para problemas de educação e treinamento que podem ser, ou foram, resolvidos por meio de educação a distância;

- Fornecer ideias criativas, estratégias práticas e experiências de design, desenvolvimento, implementação, gestão e avaliação dos sistemas de educação a distância;

- Prover informações sobre novos materiais de ensino a distância, métodos de uso e critérios de avaliação.

Apoio