Web-based Adults' Courses: Searching for the Right Pedagogy
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v1i0.114Resumo
Este artigo objetiva discutir a recente tendência em se definir o sócio-construtivismo como a melhor abordagem para o ensino de adultos baseado na web e questiona como esta abordagem vem sendo erroneamente utilizada em muitos cursos, apenas "mascarando" pedagogias tradicionais. O texto trata das definições de Pedagogia e Andragogia e procura posicionar o construtivismo e a instrução auto-direcionada nesta última categoria. Ao mesmo tempo em que discute a necessidade de uma pedagogia diferenciada para o ensino de adultos, realça como a generalização e o consenso quanto a utilização de um único método para o ensino de adultos pode negligenciar necessidades específicas.Downloads
Referências
Hase et al (2001) Problems with online learning are systemic, not technical, in: Teaching & Learning Online - Pedagogies for New Technologies (2001), London: Kogan Page
Hill et al (2001) Teaching and Learning in Digital Environments - The resurgence of Resource-Based Learning, in: Educational Technology Research and Development (2001) Vol. 3, n º3, London: Association for Educational Communications and Technology
Freire, P. (1993) Pedagogy of the oppressed : New revised 20th anniversary edition. New York: Continuum
Kress et al (2001) Rethinking the implications of new technologies, report for British Telecommunications (BT).
Morrison et al (2001) Designing Effective Instruction, 3rd ed, New York: Wiley
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.