Implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc

Autores

  • Dra. Lucia R. H. R. Franco Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI Itajubá - MG
  • M. Sc. José Renato Castro Milanez Faculdade de Administração e Informática – FAI Santa Rita do Sapucaí – MG
  • Flávia Aparecida Oliveira Santos Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI Itajubá – MG

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v7i0.203

Palavras-chave:

Sherlock, TelEduc, plágio, detecção, educação, distância.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc. É apresentada ao leitor a definição de plágio e sua classificação quanto ao tipo. Adicionalmente, são apresentados alguns métodos utilizados para a descoberta de plágio em documentos eletrônicos. A fim de determinar o melhor software detector de plágio a ser utilizado, foram apresentados alguns softwares existentes, classificados pela sua distribuição e avaliados um a um com relação às suas funcionalidades. Dentre os softwares avaliados neste trabalho, o escolhido foi o Sherlock por apresentar a melhor relação custo-benefício baseada tanto por se tratar de um software livre quanto pela facilidade de integração com o TelEduc. A integração do Sherlock com o TelEduc foi implantada na Educação a Distância da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) utilizando a linguagem de programação PHP (PHP: Hypertext Preprocessor). Os resultados apresentados foram obtidos após análise dos exercícios dissertativos aplicados aos alunos de um curso de especialização em Design Instrucional para EAD Virtual na modalidade a distância pelo projeto da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com base na bibliografia apresentada e nos resultados obtidos, concluiu-se que o software Sherlock possui funcionamento simples, uma vez que não possui técnicas avançadas na detecção de plágio. Tais técnicas são sugeridas para implementação em trabalhos futuros

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Publicado

2008-05-24

Como Citar

R. H. R. Franco, D. L., Castro Milanez, M. S. J. R., & Oliveira Santos, F. A. (2008). Implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 7. https://doi.org/10.17143/rbaad.v7i0.203

Edição

Seção

Artigos