Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professores

Autores

  • Leonardo Nolasco Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Conceição Soares Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Simone Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v14i0.267

Palavras-chave:

Artefatos tecnoculturais. Saberesfazeres. Autoria. Formação de professores.

Resumo

Este trabalho pretende comunicar, ainda muito inicialmente, os primeiros rascunhos de uma pesquisa realizada nos cotidianos de três turmas de graduação do curso presencial de Pedagogia da UERJ, todas de 1º período, nos espaçostempos4 da disciplina Tecnologias e Educação, ministrada por um dos autores deste artigo. Pretende-se apresentar alguns referenciais teóricos que têm conduzido as práticas em sala de aula, bem como pensar – a partir dos trabalhos realizados pelos estudantes – o lugar dos saberesfazeres rotulados de senso comum pela Academia, mas que aparecem, transbordam, invadem e ressignificam os modos de produzir conhecimento, permitindo emergir outras lógicas operatórias que desafiam e complementam o fazer científico e o fazer em grupo. O relato da pesquisa- -intervenção visa contribuir para a amplia- ção do debate acerca das tecnologias aplicadas à Educação formal e procura escapar da dicotomia analógico/digital. As autorias de estudantes aqui elencadas nos indicam que há trânsito onde se supõem deslocamentos inconciliáveis, e oportunizam ao professor pensar sobre o hibridismo tecnológico que marca o tempo presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, N. Redes Educativas ‘dentrofora’ das escolas, exemplificadas pela formação de professores. In: SANTOS, L.; DALBEN, Â.; LEAL, J. D. L. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: currículo, ensino de Educação Física, ensino de Geografia, ensino de História, escola, família e comunidade. 66. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BRUNO, F. Circuitos de vigilância: controle, libido e estética. In: LEAL, B. S.; MENDONÇA, C. C.; GUIMARÃES, C. Entre o sensível e o comunicacional. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

DELEUZE, G. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DERRIDA, J. Limited Inc. Campinas: Papirus, 1991.

ECO, U. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 2005.

FLUSSER, V. A filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

GONÇALVES, M. A.; HEAD, S. Confabulações da alteridade: imagens dos outros (e) de si mesmos. In: ______ (Org.). Devires imagéticos: a etnografia, o outro e suas imagens. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

KASTRUP, V. A invenção de si e do mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

KASTRUP, V. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1273-1288, set./dez. 2005.

LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. MARTÍN-BARBERO, J. Convergência digital e diversidade cultural. In: MORAES, D. (Org.). Mutações do visível: da comunicação de massa à comunicação em rede. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2010.

MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

RINCÓN, O. Experiências de convergência: inovação na análise e na expressão audiovisual. Tradução: Isabel Navega. In: BERINO, A.; SOARES, C. (Org.). Educação e imagens II: currículos e dispositivos de produção e circulação de imagens. Coordenação da série: Nilda Alves. Petrópolis: De Petrus; Rio de Janeiro: Faperj, 2013.

______. Televisión, video y subjetividade. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2002.

SOARES, C.; SANTOS, E. Artefatos tecnoculturais nos processos pedagógicos: usos e implicações para os currículos. In: ALVES, N.; Libâneo, J. C. Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012. p. 308-330.

Publicado

2015-05-24

Como Citar

Nolasco Silva, L., Soares, C., & Costa, S. (2015). Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professores. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 14. https://doi.org/10.17143/rbaad.v14i0.267

Edição

Seção

Artigos