Fluência tecnológica na visão dos tutores e seus desafios

Autores

  • Maria das Graças Freitas dos Santos Universidade Federal Fluminense.
  • Samira Pirola Santos Mantilla Universidade Federal Fluminense.

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v15i0.271

Palavras-chave:

Tutoria a distância. Desafios. Capacitação. Fluência técnica.

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de estudo sobre a competência tecnológica dos tutores a distância, também denominada de fluência tecnológica, fundamentada em estudiosos da Educação a Distância no contexto atual. Visa identificar, analisar e compreender as competências essenciais dos tutores a distância, com foco na fluência tecnológica que engloba as fluências técnica, prática e emancipatória. Para isso, foi realizado um estudo de caso em uma instituição de ensino particular, onde foi aplicado um questionário on-line para 24 tutores de um curso de graduação a distância. De acordo com os resultados, os tutores respondentes possuem domínio tecnológico (fluência técnica, prática e emancipatória), entretanto, no que tange à fluência emancipatória, observou-se que eles não possuem autonomia na tomada de decisões e não mantêm outros meios de comunicação com os estudantes, além da plataforma e do e-mail. Em relação às sugestões e críticas, verificou-se que os tutores estão preocupados com a difusão do conhecimento sobre as novidades tecnológicas, na medida em que as tecnologias estão em constante transformação. Assim, faz-se necessária uma capacitação constante dos tutores on-line para que eles possam utilizar com autoridade essas novas tecnologias na prática da tutoria a distância.

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Publicado

2016-05-24

Como Citar

Freitas dos Santos, M. das G., & Pirola Santos Mantilla, S. (2016). Fluência tecnológica na visão dos tutores e seus desafios. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 15. https://doi.org/10.17143/rbaad.v15i0.271

Edição

Seção

Artigos