EaD em Ciências Contábeis: Uma análise comparada do desempenho dos cursos no Estado do Rio de Janeiro.

Autores

  • Elizeu Bandeira de Lima Universidade do Grande Rio.
  • Fátima Cristina Araujo Sequeiros Bueno Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Severino Ramos do Carmo Fundação Educacional de Duque de Caxias.
  • Simone Silva da Cunha Vieira Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v15i0.276

Palavras-chave:

Contabilidade. Educação a distância. Educação presencial.

Resumo

Este artigo tem por objetivo comparar os resultados dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) dos cursos de graduação em Ciências Contábeis do Estado do Rio de Janeiro nos dois métodos: a distância e presencial. A pesquisa identificou 167 polos EaD (ensino a distância) e 100 cursos presenciais. Todos os cursos e polos que constituem os objetos desta pesquisa constam como ativos no site do Ministério da Educação; os polos e cursos EaD com nota Enade totalizaram 121, enquanto que os cursos presenciais somaram 37. A pesquisa foi quantitativa descritiva e procurou verificar se a EaD, na graduação de Ciências Contábeis, é de qualidade inferior ou superior à oferecida em cursos presenciais, tendo constatado que o comportamento da nota Enade na EaD superou a dos cursos presenciais pois, se naquela modalidade, apenas 25% das notas foram insuficientes, nesta o resultado alcançou 50%.

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Publicado

2016-05-24

Como Citar

Bandeira de Lima, E., Araujo Sequeiros Bueno, F. C., Ramos do Carmo, S., & Silva da Cunha Vieira, S. (2016). EaD em Ciências Contábeis: Uma análise comparada do desempenho dos cursos no Estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 15. https://doi.org/10.17143/rbaad.v15i0.276

Edição

Seção

Artigos