sMOOC: estudo de caso do Projeto ECO – “E-learning, Communication and Open Data”

Autores

  • Rosana Amaro Universidade de Brasília.
  • Welinton Baxto Ministério da Educação.

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v16i0.285

Palavras-chave:

cursos abertos massivos online, MOOC, sMOOC.

Resumo

Este artigo faz uma reflexão acerca da proposta do curso “sMOOC Passo a Passo” no âmbito do Projeto ECO – “E-learning, Communication and Open Data”, cujo objetivo geral foi apoiar e incentivar as iniciativas da oferta de cursos abertos massivos online (MOOC). O artigo se apresenta como estudo de caso na perspectiva descritiva e possui abordagem qualitativa, buscando analisar se “os MOOCs dão uma resposta às necessidades de formação ao longo da vida aos cidadãos no século XXI”. A pesquisa se alinha nas observações realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na plataforma ECO, em um período de 30 dias/75 horas por dois participantes do grupo da língua portuguesa. As evidências foram coletas pelas técnicas da observação participante e pesquisa documental. Das análises das evidências concluiu- -se que o modelo de sMOOC contribui para as necessidades de formação ao longo da vida aos cidadãos no século XXI. Porém, alertou- -se ser imperativo dispensar maior atenção à formação em rede de aprendizagem para obtenção de frequências mais altas de interações por meio do desenvolvimento de uma cultura participativa entre os participantes.

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Publicado

2017-05-24

Como Citar

Amaro, R., & Baxto, W. (2017). sMOOC: estudo de caso do Projeto ECO – “E-learning, Communication and Open Data”. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 16. https://doi.org/10.17143/rbaad.v16i0.285

Edição

Seção

Artigos