Taxa de Engajamento em Disciplinas Ministradas Na Modalidade a Distância

Autores

  • Alex Rodrigo dos Santos Sousa Centro Universitário Campo Limpo Paulista

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v19i1.360

Palavras-chave:

Educação a distância. Ensino Superior. Taxa de engajamento. Acessos.

Resumo

O monitoramento do engajamento de alunos em disciplinas ministradas na modalidade a distância é de extrema importância para que o professor tutor da disciplina e a instituição de ensino superior possam definir estratégias que aumentem tal engajamento. Propomos neste trabalho uma medida prática denominada taxa de engajamento, que permite uma análise quantitativa de engajamento em disciplinas por meio do uso de estatísticas de acessos e desempenhos dos alunos. Aplicamos a medida proposta em  disciplinas de graduação a distância do Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1. BUSSAB, W.O. e MORETTIN, P.A. – Estatística Básica. Editora Saraiva, 8º edição, 2015.
2. FILATRO, A., LOUREIRO, A.C. e CAVALCANTI, C.C. – Gamificação e engajamento de estudantes num curso de formação de tutores para EAD. CHALENGES 2019: Desafios da Inteligência Artificial. 2019.
3. GALVÃO, L.F.O. et al. – Um Levantamento Quantitativo dos Dados de um Ambiente Virtual de Aprendizagem de Cursos EaD. Anais ERI-MT, 103-112. 2018.
4. GOTTARDO, E., KAESTNER, C. e NORONHA, R.V. – Previsão de Desempenho de Estudantes em Cursos EAD Utilizando Mineração de Dados: uma Estratégia Baseada em Séries Temporais. Anais do 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). 2012.
5. INEP. Sinopse Estatística da Educação Superior - 2018. Disponível em:
<http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior>. Acesso em: 25 de Setembro de 2019.
6. MARTINS, L. e RIBEIRO, J.L.D. – Os Fatores de Engajamento do Estudante na Modalidade de Ensino a Distância. Revista GUAL, Florianópolis, v.11, n. 2, p. 249-273. 2018.
7. SIEMENS, G. and LONG, P. – Penetrating the fog: Analytics in learning and education. EDUCAUSE Review, 46(5):30, 2011.
8. RODRIGUES, R.L, MEDEIROS, F.P.A. e GOMES, A.S. – Modelo de Regressão Linear aplicado à previsão de desempenho de estudantes em ambiente de aprendizagem. II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). 2013.

Downloads

Publicado

2020-08-04

Como Citar

dos Santos Sousa, A. R. (2020). Taxa de Engajamento em Disciplinas Ministradas Na Modalidade a Distância . Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 19(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v19i1.360

Edição

Seção

Artigos Originais