Quatro elementos compartilhados pelo campo cultural dos games e dezesseis princípios de aprendizagem

Autores

  • Luis Henrique Sforzin Pazzini PUC-Rio / SEEDUC-RJ
  • Gilda Helena Bernardino de Campos CCEAD PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v19i1.361

Resumo

Os games (jogos digitais) estabelecem relação com linguagens de outras mídias e têm a propriedade de manifestar aspectos da vida humana. Constituem um fenômeno da cultura digital que vem se sofisticando cada vez mais e multiplicam o desenvolvimento de inúmeros estilos de design de jogo, produzindo experiências diversificadas através de seus inovadores sistemas de jogabilidade. Logo, os games possuem plasticidade para incorporar diversos fins e, como objeto cultural, atraem diferentes segmentos sociais para explorá-lo, tais como gamers (jogadores), desenvolvedores (indústria) e pesquisadores (acadêmicos). Este artigo discute uma conceituação baseada em elementos compartilhados pelo campo cultural dos games e se apropria da análise crítica sobre a gamificação para investigar se um game do estilo de design mundo aberto possibilita mediação de princípios de aprendizagem à luz da abordagem da cognição situada.

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Publicado

2020-11-19

Como Citar

Sforzin Pazzini, L. H., & Bernardino de Campos, G. H. (2020). Quatro elementos compartilhados pelo campo cultural dos games e dezesseis princípios de aprendizagem. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 19(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v19i1.361

Edição

Seção

Artigos Originais