O Dilema na Escolha de Curso por Alunos EAD: Engenharia por Vocação ou Gestão Por Necessidade

Autores

  • Angela Cristina Tripoli Centro Universitário Internacional Uninter

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v19i1.370

Palavras-chave:

Educação a distância, Bacharelado e tecnológico., Engenharia

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar as motivações na escolha dos alunos em
cursar graduações na área de Gestão e suas subáreas, ofertados na modalidade EAD. A
pesquisa foi desenvolvida a partir da aplicação de um questionário estruturado com alunos
matriculados em cursos, tanto em bacharelado como em tecnólogo de uma instituição de
ensino privado, tendo obtido 1953 respostas advindas de todas as regiões Brasil. Os dados
coletados receberam tratamento quantitativo, sendo as principais técnicas, a Estatística
Descritiva, Análise Multivariada e a Análise Fatorial Exploratória. O resultado da análise
apontou como principais motivações a vocação pessoal (carreira), seguida por motivações
financeiras. Foi possível constatar a existência de interesse por parte dos alunos matriculados
em cursos de Gestão em, no futuro, prosseguirem estudos com ênfase em cursos de exatas e
das engenharias, tanto de graduação como de pós-graduação na modalidade EAD.


Palavras-chave: Educação a Distância. Gestão. Engenharia. Bacharelado e tecnológico.

 



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Publicado

2020-02-20

Como Citar

Tripoli, A. C. (2020). O Dilema na Escolha de Curso por Alunos EAD: Engenharia por Vocação ou Gestão Por Necessidade . Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 19(1), 25. https://doi.org/10.17143/rbaad.v19i1.370

Edição

Seção

Artigos Originais