INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA — ESTUDO DE CASO EM UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE EAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v21i1.620

Palavras-chave:

Ensino a Distância, Formação Docente, Ensino de Química, TPACK

Resumo

Integrar tecnologia no ensino é parte das atribuições docentes na atualidade. Interagir com ferramentas tecnológicas de forma confortável e segura é uma necessidade que demanda integração de diferentes bases de conhecimento. Neste artigo apresenta-se uma avaliação da integração tecnológica, segundo o modelo teórico Technological Pedagogical Content Knowledge – TPACK (Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo – CTPC) das Unidades de Aprendizagem de uma disciplina de Química Geral ofertada na modalidade Ensino a Distância semipresencial em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas utilizando uma rubrica de avaliação da integração TPACK. Identificou-se que a disciplina apresenta forte integração tecnológica, pedagógica do conteúdo, porém não exemplar. Além disso verificou-se que suas unidades de aprendizagem possuíam características prioritariamente distributivas e interativas, com pouco espaço para colaboração. Os resultados obtidos com esta pesquisa são relevantes para o desenvolvimento de instrumentos e estratégias de formação docente para o uso de tecnologias em disciplinas de cursos à distância.

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Biografia do Autor

CAMPOS, M. L. G., Fundação Oswaldo Cruz

Doutoranda do Programa Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde - Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências - Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz. Mestre em Química Analítica - UFRJ. Especialista em Planejamento Implementação e Gestão em EaD - UFF. Graduada em Licenciatura e Bacharel em Química (modalidade Tecnológica) - Unigranrio. Atuando na Coordenação dos Cursos de Capacitação da Plataforma Moodle/Cederj - Departamento de Mídias Digitais Fundação Cecierj, Mediadora Pedagógica à Distância - Cederj no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas . Na SEEDUC-RJ atua na Diretoria Regional Pedagógica - Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento. No IOC/Fiocruz atua como Designer Instrucional na construção de salas de aulas virtuais e formação docente. Na EaD possui experiências em Design Instrucional, Videoconferência, Produção de Materiais Didáticos, Elaboração de Tutoriais, Construção de salas de aulas virtuais e Administração do ambiente Moodle. Experiência em Química na área de Eletroquímica - tratamento de superfície e Química analítica.

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Publicado

2022-06-21

Como Citar

Gomes de Campos, M. L., & Daniel Fabio salvador. (2022). INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA — ESTUDO DE CASO EM UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE EAD. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 21(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v21i1.620

Edição

Seção

Artigos Originais