Desenvolvimento Profissional na EaD: uma Pesquisa-ação sobre a Formação da Equipe de Mediação na UNIVESP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v22i1.685

Palavras-chave:

Educação a distância, Educação Superior, Desenvolvimento profissional, Formação, Mediação pedagógica

Resumo

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) tem como política institucional a formação de pós-graduandos para atuação profissional na educação a distância. O objetivo deste trabalho é analisar as principais contribuições dos atores que compõem a equipe de Mediação, responsável pela articulação dos processos operacionais e didático-pedagógicos da instituição, bem como avaliar o desenvolvimento profissional para a educação a distância no ensino superior, com foco no programa de pós-graduação “Formação didático-pedagógica para cursos na modalidade a distância”. O estudo pode ser classificado como uma pesquisa-ação, pois relata através da vivência, as metodologias desenvolvidas em um campo (universidade) a partir da análise de conteúdo de um questionário eletrônico aplicado aos 366 facilitadores concluintes sobre sua avaliação do programa de formação docente, incluindo a descrição do contexto e dos procedimentos, além dos métodos de avaliação processual e somativa, todos adequados e baseados no modelo CIPP (Context, Input, Process and Product) de Stufflebeam (2002).  Os resultados evidenciam que as temáticas questionadas pelos sujeitos da pesquisa (curso de formação; adequação das alocações nas atividades práticas; comunicação institucional) geraram diversos processos inovadores desenvolvidos pela equipe de Mediação, cumprido o objetivo institucional de criar condições de desenvolvimento profissional e aproveitamento pleno das proposições de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Galasso, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo com bolsa-sanduíche na Universidade do Minho (Portugal), concedida pelo programa Eramus Mundus External Cooperation (Emundus15). Mestre em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo, com estágio na Universidade de Harvard (USA). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense. Master of Business Administration em Gestão Estratégica e Econômica em Projetos pela FGV. Graduado em Pedagogia, Comunicação Social e Letras. Consultor acadêmico e gerente de projetos na área de Tecnologia Educativa. Responsável pela implantação do modelo UAB no Instituto Nacional de Educação de Surdos, sendo o primeiro coordenador geral na instituição. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Online - GEPEO. Fundador do Núcleo de Educação Online (NEO) do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Responsável pelo desenho didático-pedagógico, implantação e gerenciamento do Curso de Pedagogia Bilíngue nas cinco macrorregiões do Brasil. Avaliador Institucional Externo do SINAES, para ato autorizativo de credenciamento EaD (INEP). Líder do projeto vencedor do prêmio Reimagine Education 2018 (USA). 

Referências

ELLIOT, J. Recolocando a pesquisa-ação em seu lugar original e próprio. In: GERARDI, C. M. C; FIORENTINI, D; PEREIRA, E.M. A. (org.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 1997.
GALASSO, B.J.B; MATUDA, F.G. A Mediação Pedagógica a Distância como Processo de Formação Docente: o Caso da UNIVESP. EaD em Foco, mar. 2021. Disponível em < https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1323> Acesso em 31 mar. 2022.
GASPAR, M. I; SEABRA, F; NEVES, C. A Supervisão pedagógica: significados e operacionalização. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Vol. 12, 2012, p. 29-57. Disponível em <http://hdl.handle.net/10400.2/3632>. Acesso em 31 mar. 2022.
MOORE, M; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Desenvolvimento profissional dos professores. In: FORMOSINHO, J. (org.). Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto Editora: Porto, 2009, p.221-284.
SILVA, K. F; PRATA-LINHARES, M. M. Desenvolvimento profissional docente na educação a distância: relatos de uma pesquisa participante. Série-Estudos, 21(41), jan / abr, 2016, pp. 184-202. Disponível em <https://doi.org/10.20435/231819822016112>. Acesso em 31 mar. 2022.
SPRESSOLA, N. A. Instrumentos para avaliar as competências no trabalho de tutoria na modalidade EAD (Dissertação de Mestrado), 2010. Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos, 2010, pp.17-114.
STUFFLEBEAM, D. L. The Cipp Model for Evaluation En Evaluation Models: Viewpoints on Educational and Human Services Evaluation. Kluwer Academic Publishers, 2000.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2002.
UNIVESP. Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Mediação Univesp. Website desenvolvido pela Equipe de Mediação. Material interno. Univesp: São Paulo, 2020a.
UNIVESP. Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Edital de abertura de inscrições para processo seletivo simplificado nº 01/2020. Univesp: São Paulo, 2020b. Disponível em <https://univesp.br/sites/58f6506869226e9479d38201/assets/5e22e7ff7c1bd1571deb64fd/Edital_PSS_Univesp.pdf>. Acesso em 31 mar. 2022.
UNIVESP. Universidade Virtual do Estado de São Paulo. UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas. Edital PRPG nº 001/2020. Seleção de Alunos de Pós-Graduação para o Programa “Formação Didático-Pedagógica para Cursos de Modalidade a Distância” –UNIVESP/UNICAMP. Univesp / Unicamp, 2020. Disponível em < http://www3.prpg.gr.unicamp.br/sites/site1/wp-content/uploads/2020/03/Edital-Facilitadores-01-2020_UNIVESP-retificado-em-02-03-2020.pdf>. Acesso em 31 mar. 2022.
UNIVESP. Universidade Virtual do Estado de São Paulo. UNESP. Universidade Estadual Paulista. Edital nº 13/2021. Seleção para o Programa de Bolsas “Formação Didático-Pedagógica para Cursos de Modalidade a Distância” – UNIVESP/UNESP. Univesp / Unesp, 2021. Disponível em < http://propgdb2.unesp.br/download/Edital-13_2021-UNIVESP-UNESP.pdf>. Acesso em 31 mar. 2022.

Publicado

2024-01-23

Como Citar

Galasso, B., Guinoza Matuda, F. ., Vital, C., & Custodio, F. (2024). Desenvolvimento Profissional na EaD: uma Pesquisa-ação sobre a Formação da Equipe de Mediação na UNIVESP. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 22(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v22i1.685

Edição

Seção

Artigos Originais