A pedagogia de Paulo Freire e a ampliação do letramento digital de trabalhadores(as):

a experiência de formação em serviço de uma escola de governo.

Autores

  • MARIO DOS SANTOS DE ASSIS Grupo de Estudos em Novas Tecnologias e Educação do PPG-Edumatec - UFPE https://orcid.org/0000-0002-8812-4707
  • TARGELIA ALBUQUERQUE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • VERÔNICA TAVARES UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.703

Palavras-chave:

FORMAÇÃO EM SERVIÇO, LETRAMENTO DIGITAL, PEDAGOGICA PAULO FREIRE, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Resumo

O artigo relata a experiência da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região na ampliação do letramento digital do quadro funcional. O projeto objetivou desenvolver competências socioemocionais e tecnológicas, fundamentadas nos princípios freireanos de “ser mais”, diálogo, autonomia, ética e práxis emancipadora, para inserção de cada sujeito humano, pessoa servidora do Tribunal no ambiente de trabalho e na sociedade do conhecimento. O delineamento metodológico integrou as três dimensões da pesquisa-ação: pesquisa bibliográfica (GIL, 2010); estudo de caso em uma perspectiva etnográfica (SOUZA, 1999; MINAYO, 2008) e na metodologia dos círculos de cultura (FREIRE, 1987). O projeto assumiu o pressuposto freireano de que é com o coletivo e no coletivo que as transformações emancipadoras se operam e um novo conhecimento organizacional democrático é construído. A Pedagogia Paulo Freire em diálogo com autores da área de educação a distância foi a coluna vertebral dessa proposta, que se traduziu em diversos cenários de aprendizagens, afirmando a tecnologia como mediadora do processo educacional, em uma perspectiva “co-laborativa”. Essa experiência demonstrou que a reflexão dos saberes de experiências e o diálogo entre os pares possibilitam a construção coletiva de práticas emancipadoras, passos fundamentais na caminhada para um conhecimento crítico da organização, do seu trabalho e de si mesmo(a).

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Biografia do Autor

MARIO DOS SANTOS DE ASSIS, Grupo de Estudos em Novas Tecnologias e Educação do PPG-Edumatec - UFPE

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC-UFPE; Especialista em Docência na Educação a Distância pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Licenciado em Geografia - IFPE; Bacharel em Direito - FDR/UFPE; Especialista em Processo e Direito do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes;Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco. Experiência profissional na área de Educação Corporativa, Educação a Distância, Gestão de Cursos em EAD, Tutoria on-line, Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle), Webconferência, Design Instrucional para EAD, Direito e Processo do Trabalho.

TARGELIA ALBUQUERQUE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora em Educação: currículo / PUC-SP; Mestra em Educação: Educação Brasileira e Formação de professores – PUC/RJ; Especialização em Metodologia do Ensino Superior: UFPE; Membro da Cátedra Paulo Freire – UFPE; Professora Sócia - Formadora e pesquisadora do Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisas UFPE. Membro do coletivo de estudos e pesquisas do Socioeducativo/ USP- multi-institucional; Membro do grupo de Estudos e Pesquisa da EJA em Espaços de Privação de Liberdade. Professora visitante da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda- FACHO. Professora visitante da Escola Judicial do Tribunal do Trabalho em Pernambuco – Ejud-6, em cursos de formação de formadores e de servidores públicos.  Coordenadora do projeto Passos para a autonomia: encontros do yoga Integral com a Pedagogia Paulo Freire com adolescentes e jovens privadas de Liberdade FUNASE -CASE, Recife - PE. Assessora para assuntos de Avaliação Educacional e de Aprendizagem. Autora de vários livros e artigos acadêmicos: Primeiro lugar no Prémio de Literatura sobre Experiências com Paulo Freire (Havana-Cuba, 2016); Terceiro lugar no Prêmio de Literatura Contos da UNIBRASIL (PR); Publicações Internacionais com a Universidade de Coimbra (Portugal).

VERÔNICA TAVARES, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Mestranda em Educação, Culturas e Identidades - PPGECI-UFRPE-FUNDAJ, especialização em psicologia positiva (PUC-RS), especialista em educação e EAD (Faculdade SENAC-PE), especialista em Psicopedagogia clínica e institucional (UNICAP), Graduação em Pedagogia (UFPE); membro do GETIJ-UFRPE, atendente voluntária do canal Poder Falar (UNICEF-NCH/UFRPE), terapeuta integral em reiki, florais e meditação, instrutora de mindfulness. No Tribunal do Trabalho em Pernambuco, trabalhou como gestora e pedagoga na Escola Judicila (Ejud-6) e atualmente atua na área de sustentabilidade, acessibilidade e inclusão. Pesquisa sobre transdisciplinaridade, teoria da complexidade, saúde mental de adolescentes, mindfulness na educação Socioemocional de jovens e adultos, interlocução entre a prática de mindfulness e Paulo Freire.

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Publicado

2024-06-05

Como Citar

DOS SANTOS DE ASSIS, M., FERREIRA BEZERRA DE SOUZA ALBUQUERQUE, T., & TAVARES CAVALCANTI, V. (2024). A pedagogia de Paulo Freire e a ampliação do letramento digital de trabalhadores(as):: a experiência de formação em serviço de uma escola de governo. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 23(Especial). https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.703