Práticas e efeitos do ensino remoto emergencial de biologia no Sistema Colégio Militar do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.708

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Ensino de Biologia;, Ensino médio., Ensino Híbrido, colegios militares

Resumo

O desenvolvimento das atividades pedagógicas durante a pandemia de covid-19 foi campo fértil de experiências por iniciativa dos professores. Este trabalho investigou como a experiência do ensino remoto emergencial afetou o ensino de Biologia no Sistema Colégio Militar do Brasil. Para tal, optamos por uma pesquisa exploratória, qualitativa, enquadrada em um estudo de caso. Assim, entrevistamos professores, verificando que, em sua maioria, não apresentavam formação adequada no uso das tecnologias digitais para o ensino. Além disso, suas concepções pedagógicas, ainda muito atreladas à visão da centralidade do professor, levaram
ao predomínio da aula expositiva. Com o retorno ao ensino presencial, porém, os docentes mostram diversificar mais suas estratégias com tecnologias, dando maior protagonismo aos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel dos Reis Lopes, Universidade de Lisboa

Mestre em Educação, na Área de Especialidade Educação e Tecnologias Digitais. Licenciado em Ciências Biológicas. Atua como assessor pedagógico no Sistema Colégio Militar do Brasil, onde também foi professor de Ciências/Biologia desde 2010 até 2017.

Fernando Albuquerque Costa, Universidade de Lisboa

Fernando Albuquerque Costa é doutor em Ciências da Educação. É professor e investigador na área das Tecnologias em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Coordena o Mestrado em Educação e Formação na especialidade de e-Learning e Formação a Distância e o Curso de Licenciatura em Educação e Formação. Os seus principais interesses de investigação são Tecnologia Digital e Currículo e Inovação de Práticas Educativas, tendo orientado 8 teses de doutoramento, 5 pós-doutoramentos e 60 teses de mestrado nestas áreas. A nível internacional, Fernando coordenou as equipas portuguesas de diferentes projetos de investigação europeus na área da utilização pedagógica das TIC. Para o Ministério da Educação de Portugal, foi coordenador i) do Projeto de Ensino a Distância para Estudantes Itinerantes; ii) do estudo nacional sobre Competências TIC dos Professores e iii) do Projeto Metas de Aprendizagem na área das TIC. Fernando tem mais de uma centena de publicações, disponíveis em www.researchgate.net/profile/Fernando_Costa10. É membro do conselho editorial de várias revistas científicas internacionais, como a Digital Education Review (http://revistes.ub.edu/index.php/der). Foi co-diretor da primeira revista científica online sobre TIC na educação e formação publicada em Portugal (http://eft.educom.pt).

Referências

ABE, Amanda Santos Franco da Silva; QUIJADA, Carla Christie Diban. Muito além da video aula: diversificando as metodologias de ensino remoto de biologia. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 4, p. 349-362, 20 jun. 2021.

AMADO, João. (Coord.). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. (2ª ed.) Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.

ARAÚJO, Patrícia Guimarães & VOLTOLINI, Júlio César. Revisão sobre o ensino remoto em Ciências e Biologia durante a pandemia da Covid-19. Revista Biociências. 27(2), 19-39, 2021. Disponível em: http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/biociencias/article/view/3392/2091.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista de Educação à Distância, 7(1), 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621.

BACICH, Lilian; TANZI, Adolfo Tanzi & TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso Editora, 2015;

BANDEIRA, Jamerson Santos & MOTA, Maria Danielle Araújo. (RE)construindo Biologia: estágio supervisionado em regência no ensino remoto emergencial durante pandemia de covid-19 no Brasil. Revista de Iniciação à Docência, 6(2), 15-34, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9506.

BARBOSA, Alessandro Tomaz, FERREIRA, Gustavo Lopes & KATO, Danilo Seithi. O ensino remoto emergencial de Ciências e Biologia em tempos de pandemia: com a palavra as professoras da Regional 4 da Sbenbio (MG/GO/TO/DF). Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(2), 379-399, 2020. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/396.

BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento; TEIXEIRA, Pedro Pinheiro; FERNANDES, Karine de Oliveira Bloomfield; BERTAGNA, Maína; VALENÇA, Cristina Rosa & SOUZA, Lucia Helena Pralon. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(1), 153-171, 2020. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.337

COHEN, Louis; MANION, Lawrence & MORRISON, Keith. Research methods in education. (6th ed). New York: Routledge, 2007.

CONRAD, Bruno; CESCHINI, Mayra & ICARO, Fernando. Processos de Ensino e Aprendizagem de Biologia no Ensino Remoto Emergencial: Possibilidades de Inovação Pedagógica? EaD Em Foco, 12(1), 2022. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1639

ESTEVES, Manuela. Análise de Conteúdo. In LIMA, Jorge Ávila & PACHECO, José Augusto (Orgs.) Fazer investigação. Contributos para a elaboração de dissertações e teses. (pp. 105-126) Porto Editora, 2006.

EXÉRCITO BRASILEIRO. Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial. Regimento Interno dos Colégios Militares. Rio de Janeiro, RJ, 2021.

EXÉRCITO BRASILEIRO. Gabinete do Comandante do Exército. Portaria nº 1.714, de 5 de abril de 2022. Aprova o Regulamento dos Colégios Militares (EB10-R-05.173) 2ª Edição. Brasília, DF, 2022.

HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn3

MONTEIRO WILL, Daniela Erani; ZEN CERNY, Roseli; BAZZO DE ESPÍNDOLA, Marina & LOTTERMANN, Josimar. Profusão terminológica na denominação das práticas pedagógicas da educação básica durante a pandemia de COVID-19. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1), 2021. https://doi.org/10.53628/emrede.v8.1.726

MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana & BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 34, 351-364, 2020. https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123.

SANTOS, Camila Ellem Cabral; SILVA, Janaína Costa; SANTOS, Magalí Cabral; NETO, Beatriz Ferreira; NOGUEIRA, Marcelane dos Santos; ROCHA, Letícia Sales & EGITO, Ricardo Rocha. Estudo de ciências e biologia em aulas remotas: Mudanças e desafios no ensino e aprendizagem na educação básica / Science and biology study in remote classes: Changes and challenges in teaching and learning in basic education. Brazilian Journal of Development, 7(9), 92471-92491, 2021. https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-420

SOARES, Mônica Dias; SANTOS, Antônia Nádia Brito; FARIAS, Francielly Rodrigues & LIMA, Filipe Gutierre Carvalho. Ensino de Biologia em Tempos de Pandemia: Criatividade, Eficiência, Aspectos Emocionais e Significados. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 7(2), 638-656, 2021. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.630

SOARES, Ricardo; MELLO, Márcia Cristina Santiago; MARGALHO, Maurício Gonçalves; ROCHA, Angela Sanches; SILVA, Cleyton Martins & ARBILLA, Graciela de Klachqin. Avaliação das Estratégias Pedagógicas Utilizadas no Estado do Rio de Janeiro para o Ensino de Química, Física e Biologia no Ensino Médio Durante o Primeiro ano da Pandemia de COVID-19. Revista Virtual de Química, 13(6), 1404-1413, 2021. https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210073

STAKE, Robert E. The Art of Case Study Research. SAGE, 1995.

UNESCO. Covid-19 educational disruption and response. 2020 Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse

VIEIRA, Márcia de Freitas & SILVA, Carlos Manuel Seco A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação. 28, 1013-1031, 2020. https://doi.org/10.5753/RBIE.2020.28.0.1013

VITOR, Alice Correia Gonçalves; SILVA, Kaliana Mendes & LOPES, Carla Bismarck. Análise das principais dificuldades enfrentadas pelos professores quanto ao ensino de ciências da natureza em meio a pandemia do covid-19. Anais VII CONEDU - Edição Online. Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/67942

Publicado

2024-06-05

Como Citar

Lopes, D. dos R., & Costa, F. A. (2024). Práticas e efeitos do ensino remoto emergencial de biologia no Sistema Colégio Militar do Brasil. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 23(Especial). https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.708