A curricularização da extensão por meio da metodologia de projetos como propulsora de desenvolvimento regional

uma aplicação na EAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.712

Palavras-chave:

Curricularização da extensão, educação a distância, desenvolvimento regional, metodologia por projeto

Resumo

O presente artigo visa demonstrar a aplicação prática da extensão universitária, agora uma exigência legal, em cursos superiores de educação a distância. Demonstra-se, com base em um case de sucesso, através de projetos integradores, utilizando-se da metodologia de ensino por projetos (MP), que envolve alunos de diferentes cursos e regiões do país, como a curricularização da extensão por um lado é desafiadora e, por outro, oferece oportunidade para aplicação prática de conhecimentos apreendidos
ao longo do curso, transformando realidades regionais de forma positiva. Ao final, conclui-se que a curricularização é altamente relevante para projetos pedagógicos diferenciados na educação a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Livia Cazane, UNIMAR

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual Paulista - Tupã. Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília), Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru). Coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação na Universidade de Marília (UNIMAR). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional da Unesp/SP. Atua principalmente nos seguintes temas: Gestão do Conhecimento e Gestão da Cadeia de Suprimentos.

Ana Paula Silva Ducatti, UNIMAR

Doutoranda e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Engenharia de Bauru (Unesp/ Bauru). Bacharel em Administração pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Engenharia (Unesp/ Tupã). Coordenadora de cursos de graduação da Universidade de Marília (UNIMAR). Atua principalmente nos seguintes temas: Logística Humanitária, Teoria das Restrições, Gamificação.

Paulo Pardo, UNIMAR

Doutorado em andamento no Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Marília - Unimar. Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Diretor Geral de EAD na Universidade de Marília - Unimar, responsável pelo planejamento, execução e gestão do projeto de EAD da IES. Foi Diretor de Operações na Faculdade Católica Paulista. Foi coordenador dos cursos de Gestão Pública, Negócios Imobiliários e Gestão Hospitalar do Núcleo de Educação a Distância da Unicesumar. Trabalhou na coordenação do projeto de novos cursos de pós graduação na Unicesumar É autor de livros didáticos para Educação a Distância nas áreas de Logística, Mercado Financeiro e de Capitais, Marketing e Gestão Ambiental, Teoria Geral da Administração.

Fernanda Mesquita Serva

Possui graduação em Direito pela Universidade de Marília (2007). É Mestre em Direito pela Universidade de Marília (2011) e Doutora em Educação pela Unesp de Marília (2020). É Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Universidade de Marília, onde atua na gestão educacional, gestão de equipe, planejamento e acompanhamento de atividades administrativas e acadêmicas da IES. Coordena e/ou participa de diversos projetos de extensão, dentre os quais se destacam: Amor de Criança, Transformando Crime em Cidadania, Transformando Vidas, CAR Solidário, Programa contra Abuso Sexual Infantil e outras formas de violência contra crianças e adolescentes, entre outros. Desde 2010 é membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade de Marília.

Referências

ABBAD, G. S.; ZERBINI, T.; SOUZA, D. B. L. Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil. Estudos de Psicologia, Natal, v. 15, n. 3, p. 291-298, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 294X2010000300009. Acesso em: 21 fev. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022.

BORILLE, M. J., BEHRENS, M. A., LUPPI, M. A. R. metodologia de projetos: perspectivas de aprendizagem ativa, significativa, crítica e transformadora. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), 24, julho, 2020, 83-100.doi: 10.17561/reid.n24.5

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017.

KEEGAN, D. Foundations of distance education. London: Routledge, 2013.

MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

OLIVEIRA, A. F. P.; QUEIROZ, A. S.; SOUZA JÚNIOR, F. A.; SILVA, M. C. T.; MELO, M. L. V.; OLIVEIRA, P. R. F. Educação a Distância no mundo e no Brasil. Educação Pública, v. 19, no 17, 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/17/eadeducacao-a-distancia-no-mundo-e-no-brasil . Acesso em: 20 jan. 2023.

OLIVEIRA, J. F. A. C; FERNANDES, J. C. C.; ANDRADE, E. L. M. Educação no contexto da pandemia da Covid-19: adversidades e possibilidades. Itinerarius reflectionis: Revista de pós-graduação em educação da UFJ, v. 16 n. 1, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/65332 . Acesso em: 14 mar 2023.

PAVANELO, E.; KRASILCHIK, M.; GERMANO, J. S. E. Contribuições para a preparação do professor na Educação a Distância. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 17, n. 1, p. 11-36, 2018.

SERVA, F. M. EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: Um estudo sobre a política de curricularização da extensão universitária - Marília, 2020; 198 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/191811>.

VENDRUSCOLO, M. I.; BEHAR, P. A. Investigando modelos pedagógicos para educação a distância: desafios e aspectos emergentes. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. 3, 2016.

Publicado

2024-06-05

Como Citar

Cazane, A. L., Silva Ducatti, A. P., Pardo, P., & Mesquita Serva, F. (2024). A curricularização da extensão por meio da metodologia de projetos como propulsora de desenvolvimento regional: uma aplicação na EAD. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 23(Especial). https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.712