A curricularização da extensão por meio da metodologia de projetos como propulsora de desenvolvimento regional
uma aplicação na EAD
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.712Palavras-chave:
Curricularização da extensão, educação a distância, desenvolvimento regional, metodologia por projetoResumo
O presente artigo visa demonstrar a aplicação prática da extensão universitária, agora uma exigência legal, em cursos superiores de educação a distância. Demonstra-se, com base em um case de sucesso, através de projetos integradores, utilizando-se da metodologia de ensino por projetos (MP), que envolve alunos de diferentes cursos e regiões do país, como a curricularização da extensão por um lado é desafiadora e, por outro, oferece oportunidade para aplicação prática de conhecimentos apreendidos
ao longo do curso, transformando realidades regionais de forma positiva. Ao final, conclui-se que a curricularização é altamente relevante para projetos pedagógicos diferenciados na educação a distância.
Downloads
Referências
ABBAD, G. S.; ZERBINI, T.; SOUZA, D. B. L. Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil. Estudos de Psicologia, Natal, v. 15, n. 3, p. 291-298, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 294X2010000300009. Acesso em: 21 fev. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022.
BORILLE, M. J., BEHRENS, M. A., LUPPI, M. A. R. metodologia de projetos: perspectivas de aprendizagem ativa, significativa, crítica e transformadora. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), 24, julho, 2020, 83-100.doi: 10.17561/reid.n24.5
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017.
KEEGAN, D. Foundations of distance education. London: Routledge, 2013.
MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
OLIVEIRA, A. F. P.; QUEIROZ, A. S.; SOUZA JÚNIOR, F. A.; SILVA, M. C. T.; MELO, M. L. V.; OLIVEIRA, P. R. F. Educação a Distância no mundo e no Brasil. Educação Pública, v. 19, no 17, 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/17/eadeducacao-a-distancia-no-mundo-e-no-brasil . Acesso em: 20 jan. 2023.
OLIVEIRA, J. F. A. C; FERNANDES, J. C. C.; ANDRADE, E. L. M. Educação no contexto da pandemia da Covid-19: adversidades e possibilidades. Itinerarius reflectionis: Revista de pós-graduação em educação da UFJ, v. 16 n. 1, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/65332 . Acesso em: 14 mar 2023.
PAVANELO, E.; KRASILCHIK, M.; GERMANO, J. S. E. Contribuições para a preparação do professor na Educação a Distância. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 17, n. 1, p. 11-36, 2018.
SERVA, F. M. EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: Um estudo sobre a política de curricularização da extensão universitária - Marília, 2020; 198 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/191811>.
VENDRUSCOLO, M. I.; BEHAR, P. A. Investigando modelos pedagógicos para educação a distância: desafios e aspectos emergentes. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. 3, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.