Desenvolvimento de recursos audiovisuais como ferramenta para a melhoria do processo de ensinoaprendizagem e divulgação científica em fisiologia humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i2.765

Palavras-chave:

physiology, practical classes, social networks, digital platforms, educational videos

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem ser uma poderosa ferramenta de aprendizagem, e o modelo de construção de vídeos pode representar uma estratégia educacional eficaz para disseminar e compartilhar informações para todas as áreas do conhecimento. Certamente, o ensino de fisiologia deve se alinhar com essas estratégias e utilizar o ambiente digital como um canal de aplicação e disseminação do conhecimento. Assim, a intenção deste trabalho foi propor um modelo
que pudesse inter-relacionar ensino, pesquisa e divulgação científica na área de fisiologia através da produção de recursos audiovisuais. Um grupo de professores, técnicos, alunos de graduação e pós-graduação planejou, elaborou e lançou dois vídeos: 1) Como a fisiologia do sistema sensorial explica a impressionante leitura do código Braille?; e 2) Métodos adequados para medir a pressão arterial. Para a realização desses vídeos, foram filmadas cenas de aulas práticas em laboratórios de ensino de fisiologia e cenas de técnicas de experimentação animal em laboratórios de pesquisa. A eficácia dos recursos audiovisuais produzidos foi avaliada através de 173 questionários de satisfação que resultaram em elevados níveis de aceitação entre estudantes universitários de sete diferentes
cursos da área da saúde. As métricas de acesso das plataformas/ redes sociais utilizadas para divulgação do projeto se alinharam com os resultados positivos obtidos dos questionários. Os relatos dos estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos nas produções ratificaram o potencial do modelo para otimizar a relação entre ensino, pesquisa e extensão. Portanto, este trabalho representou uma experiência eficiente no uso das TICs na aplicação e disseminação do conhecimento acadêmico e
científico em fisiologia.

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Publicado

2024-09-13

Como Citar

Oliveira Júnior, F. A., Ferreira de Farias, E., Rittmeyer Ruiz, C., Alves Paiva, Íris, dos Santos Silva, B., de Lima Sobrinho, J. A., Gonçalves da Silva Filho, R., de Moura Balarini, C., César Vasconcelos, L. H., & de Freitas, M. R. (2024). Desenvolvimento de recursos audiovisuais como ferramenta para a melhoria do processo de ensinoaprendizagem e divulgação científica em fisiologia humana. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 24(2). https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i2.765

Edição

Seção

Relatos de Experiência