Educação a Distância: Uma análise da Prática Docente Segundo Pressupostos da Natureza do Conhecimento Científico

Autores

  • João Debastiani Neto Universidade Estadual de Maringá http://orcid.org/0000-0003-4402-1682
  • Valdeni Soliani Franco Universidade Estadual de Maringá
  • Clélia Maria Ignatius Nogueira Universidade do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v17i1.84

Palavras-chave:

Epistemologia Genética, Educação à Distância, Natureza do conhecimento científico, Prática Docente.

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma pesquisa concluída que tem como objetivo identificar em nove docentes de uma instituição de ensino superior (IES) pública, se estes consideram as diferentes naturezas do conhecimento quando ministram aulas na modalidade Educação a Distância (EaD) nos cursos de Biologia, Física e História. A análise realizada por meio de videoaulas, webconferências, materiais didáticos e entrevistas semiestruturadas realizadas no ano de 2017, foi organizada a partir da Análise de Conteúdo. Compreendeu-se com a análise dos dados obtidos que, enquanto os professores de Física não apresentam práticas e discursos que respeitam a natureza do conhecimento de sua área, os docentes de Biologia consideram em parte a natureza epistemológica do conhecimento deste campo. Já os professores de História são os que mais se aproximam de considerar a natureza epistemológica de sua área quando ministram suas disciplinas.


Palavras-chave: Educação a Distância, Natureza do conhecimento científico, Prática Docente, Natureza Epistemológica.

Distance Education: An Analysis of Teaching Practice According to the Assumptions About the Nature of Scientific knowledge


Abstract


In this article we present a research that has been concerned with identifying teachers in a higher public institution, if they consider the different natures of knowledge when they teach distance learning classes in Biology, Physics and History. The analysis were performed through videoconferences, web conferences, didactic materials and semi-structured interviews carried out in the year 2017 and were organized from Content Analysis. It was understood with the analysis of the data obtained that, while physics teachers do not present practices and discourses that respect the nature of the knowledge of their area, the teachers of Biology consider in part the epistemological nature of the knowledge of this field. History teachers, however, are the ones who come closest to considering the epistemological nature of their area when they teach their subjects.


Keywords: Distance Educacion, Nature of scientific knowledge, Teaching practice, Epistemological nature.

 

Educación a Distancia: Un Análisis de la Práctica Docente Según los Supuestos de la Naturaleza del Conocimiento Científico

Resumen

En este artículo presentamos una investigación concluida que se preocupó en identificar en docentes de una institución pública superior, si éstos consideran las diferentes naturalezas del conocimiento cuando ministra clases en la EaD en los cursos de Biología, Física e Historia. El análisis realizado por medio de videollamadas, webconferencias, materiales didácticos y entrevistas semiestructuradas realizadas en el año 2017, fue organizado a partir del Análisis de Contenido. Se comprendió con el análisis de los datos obtenidos que, mientras los profesores de Física no presentan prácticas y discursos que respetan la naturaleza del conocimiento de su área, los docentes de Biología consideran en partes la naturaleza epistemológica del conocimiento de este campo. Los profesores de Historia son los que más se acercan a considerar la naturaleza epistemológica de su área cuando ministra sus disciplinas.

Palabras clave: Educación a Distancia, Naturaleza del conocimiento científico, Práctica Docente, Naturaleza Epistemológica.

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Biografia do Autor

João Debastiani Neto, Universidade Estadual de Maringá

Doutor pelo Programa de Pós Graduaçao em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é docente da Universidade Estadual de Maringá - campus de Goioerê. Atua na área de Educação Matemática e em Epistemologia Genética.

Valdeni Soliani Franco, Universidade Estadual de Maringá

Professor associado do Departamento de Matemática e do programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, vinculados à Universidade Estadual de Maringá. Atua na área de Educação Matemática, com ênfase em recursos didáticos e midiáticos e formação inicial de professores de matemática.

Clélia Maria Ignatius Nogueira, Universidade do Oeste do Paraná

Professora aposentada do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá- UEM. Atualmente é professora do Centro de Estudos Superiores de Maringá - CESUMAR e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM da Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste. Atua na área de Educação, com pesquisas nas áreas de Educação Matemática; Educação de Surdos e em Epistemologia Genética.

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Publicado

2018-09-24

Como Citar

Debastiani Neto, J., Franco, V. S., & Nogueira, C. M. I. (2018). Educação a Distância: Uma análise da Prática Docente Segundo Pressupostos da Natureza do Conhecimento Científico. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 17(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v17i1.84

Edição

Seção

Artigos Originais