Educação Superior a Distância O perfil do “Novo” Aluno Sanfranciscano

Autores

  • Lourivan Batista de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v11i0.237

Palavras-chave:

Graduação, Per$l do aluno, Educação a Distância, Vale do São Francisco

Resumo

Este estudo tem como premissa básica permitir a percepção do aluno – dentro do seu contexto histórico e social – como sujeito fundamental do processo educacional, mostrando o per$l do aluno que opta por um curso de graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD), permitindo, com isso, conhecer esse educando como elemento ativo neste novo contexto educacional, possibilitando, ainda, uma abertura do canal de comunicação necessária ao ensino-aprendizagem – e ainda mais necessária na modalidade de ensino a distância –, para que o educador e os atores envolvidos no sistema educacional sintam-se parte efetiva desse processo de educação autônoma. O desenvolvimento do tema foi feito através de uma pesquisa de campo em duas Instituições de Ensino Superior (IES) de EaD – ambas privadas, com aplicabilidade limitada às cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, integrantes da região do Vale do São Francisco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lourivan Batista de Sousa

Universidade de Uberaba e Faculdade de Tecnologia de Ciências Ensino a Distância.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 41ª reimpressão. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Aprendizagem do aluno adulto: implicações para a prática docente no ensino superior. Curitiba: Ibpex, 2009.

ZOCCOLI, Marilise Monteiro de Souza. Educação superior brasileira: política e legislação. Curitiba: Ibpex, 2009.

Downloads

Publicado

2012-05-24

Como Citar

Batista de Sousa, L. (2012). Educação Superior a Distância O perfil do “Novo” Aluno Sanfranciscano. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 11. https://doi.org/10.17143/rbaad.v11i0.237

Edição

Seção

Artigos