Educação a Distância e Paulo Freire

Autores

  • Celso Vallin Universidade Federal de Lavras.

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v13i0.253

Palavras-chave:

docência a distância, educação libertadora, mediação pedagógica, projeto pedagógico.

Resumo

É possível fazer Educação a Distância pela internet, orientando-se pelos princípios teórico-metodológicos de educação de Paulo Freire? Neste estudo é feita uma revisão da Pedagogia da Autonomia e se questiona e se analisa como aquelas recomendações e considerações à docência podem ser aplicadas nessa nova modalidade, em que a docência é compartilhada por pessoas que trabalham em diferentes papéis, incluindo a definição do projeto pedagógico, a construção dos materiais didáticos, as propostas de atividades, a formação de professores, até se chegar à mediação pedagógica. Conforme analisado, os princípios da Pedagogia da Autonomia podem se realizar em trabalhos a distância, constituindo uma educação libertadora e se opondo à visão de educação bancária. A revisão bibliográfica foi orientada pela experiência e vivência do autor em projetos de forma- ção continuada para educadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. O sentido do uso de tecnologias na "voz" dos gestores das escolas. In: ALMEIDA, M. E. B.; ALONSO, M. (Org.). Tecnologias na formação e na gestão escolar. São Paulo: Avercamp, 2007.

ALMEIDA, M. E. B.; SILVA, M. da G. M. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista Científica e-curriculum, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 1-19, abr. 2011. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/view/397>. Acesso em: 4 set. 2014.

BRUNO, A. R.; LEMGRUBER, M. S. Docência na educação online: professorar e (ou) tutorar? In: BRUNO, A. R. et al. Tem professor na rede. Juiz de Fora: UFJF, 2010.

COUTINHO, L. M.; TELES, L. O registro reflexivo: uma concepção de avaliação aplicada ao curso de licenciatura em Pedagogia a distância. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais... Caxambu: Anped, 2010. Disponível em: <http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6843--Int.pdf> Acesso em: 4 set. 2014.

DEMO, P. Aprendizagens e novas tecnologias. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, Cristalina, v. 1, n. 1, p. 53-75, ago. 2009. Disponível em: <http://200.252.29.37/FACEC/revista_eletronica/index.php/docenciaepesquisaeducacaofisica/issue/view/10>. Acesso em: 4 set. 2014.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 21. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LARROSA BONDÍA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27501903>. Acesso em: 4 set. 2014.

MILL, D. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na Educação a Distância. In: ______ (Org.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos: UFSCar, 2010. p. 23-40.

PRADO, M. E. B. B. A mediação pedagógica: suas relações e interdependências. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 17., 2006, Anais... Brasília: UNB/UCB, 2006. p. 101-110. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/470/456>. Acesso em: 4 set. 2014.

PRETI, O. Produção de material didático impresso: orientações técnicas e pedagógicas. Cuiabá: UFMT, 2010.

RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G.; MILL, D. A interação tutor-aluno na educação a distância. In: MILL, D. (Org.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos: UFSCar, 2010. p. 85-94.

VALENTE, J. A. Curso de especialização em desenvolvimento de projetos pedagógicos com o uso das novas tecnologias: descrição e fundamentos. In: VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. (Org.). Educação a distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.

VALLIN, C.; ALVARENGA, C. F. O projeto pedagógico na educação a distância. Revista Contemporaneidade, Educação e Tecnologia, v. 1, n. 3, p. 10-17, abr. 2013. Disponível em: http://revistacontemporaneidadeeducacaoetecnologia03.files. wordpress.com/2013/05/cet_2013_completa1.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2013.

Publicado

2014-05-24

Como Citar

Vallin, C. (2014). Educação a Distância e Paulo Freire. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 13. https://doi.org/10.17143/rbaad.v13i0.253

Edição

Seção

Artigos