AS PESQUISAS BRASILEIRAS E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EAD
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v21i1.611Palavras-chave:
Educação a Distância. Formação Docente. Competências.Resumo
O objetivo desse estudo foi analisar se as pesquisas brasileiras que investigam as competências necessárias à pratica pedagógica de professores que atuam em EaD, abordam o mapeamento de competências, com as características postuladas por Behar, Schneider e Silva (2013). Para tal, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Quando ao procedimento técnico, foi escolhida a pesquisa bibliográfica realizada no portal do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e, foram selecionadas para 18 pesquisas para análise (13 dissertações e cinco teses). No final da análise, verificou-se que todas as 14 competências listadas por Behar, Schneider e Silva (2013), estavam presentes nessas pesquisas (11 diretamente e três indiretamente). Acredita-se que essas 18 pesquisas podem contribuir para a compreensão do perfil necessário ao professor da EaD, por meio do mapeamento de suas competências, sendo possível refletir também sobre os papéis solicitados a esse, mediante a avalanche de mudanças registradas na EaD nos últimos anos. São mudanças impostas pelas novas relações sociais, impulsionadas pelas tecnologias digitais e seu uso na educação.
Downloads
Referências
ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância. Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil: CensoEAD.BR 2019/2020. Disponível em: <http://abed.org.br/arquivos/CENSO_EAD_2019_PORTUGUES.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2021.
BEHAR, Patricia A.; SCHNEIDER, Daisy; SILVA, Ketia K. Competências dos atores da educação a distância: professor, tutor e aluno. In: BEHAR, Patricia Alejandra. (Org.). Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 152-173.
BEHAR, Patricia A.; BERNARDI, Maira; MORESCO, Silvia F. Competências para a prática pedagógica na educação a distância. In: BEHAR, Patricia Alejandra. (Org.). Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 174-194.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 5ª ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2008.
CUNHA, Maria Isabel da. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, mai/ago. 2006.
DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de Professores: Os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.
GRASSI, Daiane. Competências em educação a distância. In: FARIA, Elaine Turk. (Org.). Educação presencial e virtual: espaços complementares essenciais na escola e na empresa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
KENSKI, Vani M. Políticas públicas educacionais para gestão democrática: reflexões sobre projetos de formação docente via educação a distância (EaD). 2009. Disponível em: <https://www.anpae.org.br/simposio2009/346.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2020.
MERCADO, Luís P. L.; VIANA, M. A. P.; PIMENTEL, F. S C.; ROCHA, M. L.; PINTO, I. B. Internet e suas interfaces na formação para a docência online. In: SILVA, Marco. (Org.). Formação de docentes para docência online. São Paulo: Edições Loyola, p. 111-137, 2012.
MILL, Daniel R. S. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2015.
MILL, Daniel R. S. Múltiplos enfoques sobre a polidocência na educação a distância virtual. In: MILL, Daniel R. S. Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos, SP: EdUFSCar, p. 13-22, 2010.
MILL, Daniel R. S. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na educação a distância. In: MILL, Daniel; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Marcia Rozenfeld Gomes de. (Orgs.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, p. 25-42, 2014.
MILL, Daniel. Reflexões sobre a formação de professores pela/para educação à distância na contemporaneidade: convergências e tensões. In: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. São Paulo: Autêntica, 2010.
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
PAVANELO, Elisangela; KRASILCHIK, Myriam; GERMANO, José Silvério Edmundo. Contribuições para Preparação do Professor na Educação a Distância. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, [S.l.], v. 17, n. 1, ago. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.17143/rbaad.v17i1.72.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.