AS PESQUISAS BRASILEIRAS E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v21i1.611

Palavras-chave:

Educação a Distância. Formação Docente. Competências.

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar se as pesquisas brasileiras que investigam as competências necessárias à pratica pedagógica de professores que atuam em EaD, abordam o mapeamento de competências, com as características postuladas por Behar, Schneider e Silva (2013). Para tal, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Quando ao  procedimento técnico, foi escolhida a pesquisa bibliográfica realizada no portal do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e, foram selecionadas para 18 pesquisas para análise (13 dissertações e cinco teses). No final da análise, verificou-se que todas as 14 competências listadas por Behar, Schneider e Silva (2013), estavam presentes nessas pesquisas (11 diretamente e três indiretamente). Acredita-se que essas 18 pesquisas podem contribuir para a compreensão do perfil necessário ao professor da EaD, por meio do mapeamento de suas competências, sendo possível refletir também sobre os papéis solicitados a esse, mediante a avalanche de mudanças registradas na EaD nos últimos anos. São mudanças impostas pelas novas relações sociais, impulsionadas pelas tecnologias digitais e seu  uso na educação.

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Biografia do Autor

Marcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, lotada no departamento de Educação. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987), graduação em Programa Especial de Formação de Docente pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1990), mestrado em Mestrado Em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Foi Diretora da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (2004 a 2017). Líder do grupo de pesquisa AVACEFETMG. Pesquisa os seguintes temas: educação a distância, educação profissional, informática, neurociências e novas tecnologias digitais.

Fábio Henrique Vital, CEFET-MG

 Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela UFMG. Graduado em Jornalismo e, em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva. Membro do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

 

 

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Publicado

2022-05-23

Como Citar

Grossi, M. G. R., & Vital, F. H. . (2022). AS PESQUISAS BRASILEIRAS E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EAD. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 21(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v21i1.611

Edição

Seção

Artigos Originais