O lugar da autonomia na Educação a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.704

Palavras-chave:

CIAED 2023, ABED, Autonomia, EaD, Processo de ensino e aprendizagem

Resumo

A crescente demanda de matrículas na Educação a Distância (EaD)
nos últimos anos implica a necessidade de repensar o papel do professor e do aluno. Nesse sentido, esta investigação teve como objetivo fazer uma reflexão sobre a EaD no que diz respeito à necessidade da autonomia por parte dos alunos. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com viés descritivo e de cunho bibliográfico. Os resultados indicam que a autonomia deve estar no centro do processo de ensino a distância e deve acompanhar todo o percurso da construção da aprendizagem do aluno, permitindo assim uma aprendizagem autônoma e ativa.

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Biografia do Autor

Marcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Doutora em Ciências da Informação pela UFMG. Mestre em Tecnologia pelo CEFET-MG. Especialista em Neurociências pela Nova Faculdade. Graduada no Programa Especial de Formação de Docente pelo CEFET-MG. Professora titular do CEFET-MG, lotada no departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica. Líder do grupo de pesquisa AVACEFETMG.

 

 

Renata Gadoni Porto Fonseca, CEFET-MG

Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Especialista em Psicopedagogia Clínica com ênfase em Neuroaprendizagem pela Nova Faculdade. Graduada em Psicopedagogia Institucional pela UNOPAR. Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná. Consultora Pedagógica do Bernoulli Sistema de Ensino. Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Membro do Grupo de pesquisa AVACEFETMG. Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia (Abpp).

 

Letícia Ribeiro Lyra, Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó

Doutora em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Psicologia - Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em Psicologia- Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó. Membro do grupo de pesquisa AVACEFETMG.

 

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Publicado

2024-06-11

Como Citar

Grossi, M. G. R., Fonseca, R. G. P., & Lyra, L. R. (2024). O lugar da autonomia na Educação a Distância. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 23(Especial). https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.704