Tecnologias Disruptivas e Tecnologias Educativas

Novos modos de formação para uma sociedade em transformação

Autores

  • Gilberto Lacerda Santos UnB

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i1.728

Palavras-chave:

Educação profissional, Tecnologias disruptivas, Tecnologias educacionais

Resumo

Já é consolidado e de senso comum que as Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE) e outras tecnologias disruptivas impactam irreversivelmente todas as modalidades de ensino. No âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, a adoção de novos modos de formação em resposta a esses impactos torna-se uma necessidade premente, relacionada com a própria pertinência da escola e com o cumprimento de seu papel social. Mas, como atores de nosso ecossistema público de educação profissional e tecnológica percebem esse cenário e seu impacto na organização curricular e nas diferentes áreas de formação? Que dificuldades apontam para que as mudanças decorrentes da chamada “Indústria 4.0” reflitam na formação profissional e tecnológica? Qual o futuro dessa modalidade de ensino face ao avanço das TICE e das demais tecnologias disruptivas? O presente artigo, decorrente de estudo realizado para o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), aprofunda o entendimento dessa situação problemática e, a partir de posicionamentos coletados junto a vinte gestores de Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica, procura contribuir com elementos de resposta para essas questões fundamentais para uma melhor qualificação do fator humano que lida com contextos laborais em efervescência e em plena transformação.

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Publicado

2024-05-21

Como Citar

Lacerda Santos, G. (2024). Tecnologias Disruptivas e Tecnologias Educativas: Novos modos de formação para uma sociedade em transformação. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 24(1), 19–35. https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i1.728

Edição

Seção

Artigos Originais