Audiovisual na Educação Online

Análise de produções docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i1.735

Palavras-chave:

Educação Online, Audiovisual na Cibercultura, Produção de Conteúdo, Produção Docente

Resumo

O artigo aborda a produção de conteúdo audiovisual por docentes na educação online. O objetivo foi identificar as características técnicas, didáticas e a performance comunicacional nos vídeos produzidos por um grupo de docentes da educação on-line. O estudo é do tipo qualitativo, de cunho descritivo e analítico, e o método adotado para análise dos dados foi a análise de conteúdo. Como resultados, indicamos que as produções apresentam características técnicas específicas ao contexto cibercultural de produção audiovisual; diversificação didática que combina o formato audiovisual às particularidades do conteúdo e da disciplina; e formas específicas de comunicação docente/discente no diálogo didático mediado pela linguagem audiovisual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Michele Rodrigues de Albuquerque, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA

Referências

ALBUQUERQUE, Michele Rodrigues de; SANTOS, Maria Salett Tauk. Rádio e Ciberespaço na Educação a Distância: uma experiência com professoras da Educação Básica. Revista Contexto & Educação, v. 29, n. 94, p. 179-211, set. 2014. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/3163. Acesso em: 17 out. 2021.

AUGUSTONI, Marina. Convergências entre cinema e vídeo: contaminações e dissoluções de limites. In. SANTAELLA, Lucia. Novas formas do audiovisual. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016, p. 108-121.

BAHIRA, Ana Beatriz; SILVA, Andreza Regina Lopes da. Modelo de produção de vídeos didático para EaD. Paideia: Revista Científica de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 9, n 16, julho 2017. Disponível em:< https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/75116/0> Acesso em: 31 de outubro de 2019.

BARRÉRE, Eduardo. Videoaulas: aspectos técnicos, pedagógicos, aplicações e bricolagem. In. 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Anais.... 2014, p. 70-105.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

COUTO, Edvaldo Souza. Pedagogia das conexões: compartilhar conhecimentos e construir subjetividades nas redes sociais digitais. In PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa (Org.). Facebook e Educação: publicar, curtir e compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014. p. 47 66.

DURAN, Érika Rodrigues Simões. A linguagem da animação como instrumental de ensino. 2010. Dissertação de Mestrado. Departamento de Artes e Design. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2010. 159 p.

FILATRO, Andrea; CAIRO, Sabrina. Produção de Conteúdos Educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015. [e-book]

FISCHER, Gustavo Daudt. Do audiovisual confinado às audiovisualidades soterradas em interfaces enunciadoras de memória. In KILPP, Suzana (Org.). Tecnocultura audiovisual: temas, metodologias e questões de pesquisa. Porto Alegre: Sulina, 2015. 207 p.

GARCIA ARETIO, Lorenzo. Diálogo Didáctico Mediado. Editorial BENED, junio de 2008. Disponível em: < http://e-spacio.uned.es/fez/eserv/bibliuned:20467/dialogodidactico.pdf>. Acesso em: 13 de novembro de 2018.

GARCIA ARETIO, Lorenzo. Bases, mediaciones y futuro de la educación a distancia en la sociedad digital. Editora Sintesis: Madrid, 2014.

GOMES, Luiz Fernando. Vídeos didáticos: uma proposta de critérios para análise. Revista Travessias. v. 2, n 3, 2008. Disponível em: < http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3128/2463>. Acesso em: 02 de outubro de 2019.

GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In. MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópoles: Editora Vozes, 2011 [e-book].

GUERREIRO, Alexandre Silva. Apontamentos sobre o educador audiovisual: cinema, educação e alteridade. Revista teias. Rio de Janeiro, v. 20, n 58, p. 191-201. 2019. Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/40636>. Acesso em 17 de agosto de 2020.

GUTIERREZ, Francisco; PRIETO, Daniel. A mediação pedagógica: educação a distância alternativa. Tradução Edilberto M. Sena e Carlos Eduardo Cortés. Campinas: Papirus, 1994.

HOLMBERG, Börje. Guided didactic conversation in distance education. In SEWART, D.; KEEGAN, D.; HOLMBERG, B. (Eds.). Distance education: International perspectives. London: Croom Helm, 1983, p. 114-122.

HOLMBERG, Börje. A Theory of Distance Education Based on Empathy. In. MOORE, Michael Grahame; ANDERSON, William G. (Editors). Handbook of Distance Education. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2003, p. 79-86.

KERNSKI, Vani Moreira; SANTOS, Gilberto Lacerda. Qualitative Research on Educational Technology in Latin America. Oxford Research Encyclopedia, Education. Outubro de 2019. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/336312796_Qualitative_Research_on_Educational_Technology_in_Latin_America>. Acesso em: 14 de agosto de 2020.

KILPP, Suzana; FISCHER, Gustavo Daudt. Janelas de Flusser e Magritte: O que é afinal um webvídeo? Intertexto. Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, jul./ dez. 2010, p. 36-49.

LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinema e pós-cinema. Campinas: Papirus Editora, 2014. [E-Book]

MANOVICH, L. Media After Software. In. Journal of Visual Culture, 12, p. 30-37, 2013. Disponível em:

MARCUSCHI, Luiz Antônio. O diálogo no contexto da aula expositiva: continuidade, ruptura e integração. In. PRETI, Dino (Org.). Diálogos na fala e na escrita. São Paulo: Humanitas, 2005, p. 45-84.

MARTINS, Vivian. SANTOS, Edméa. A produção de cibervídeos na formação de professores: reflexões para na Educação Online. Em Rede, v. 6, n2, p. 221-233, agosto de 2019.

MAUAD, Ana Maria; LOPES, Marcos Felipe de Brum. Imagem, História e Ciência. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, v. 9, n 2, Belém, mai./ago. 2014, p. 283-286. Disponível em: . Acesso em: 18 de agosto de 2020.

MONTAÑO, Sonia. Plataformas de vídeo: apontamentos para uma ecologia do audiovisual da web na contemporaneidade. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MORAN, José Manuel. Contribuições para uma pedagogia da Educação Online. In. SILVA, Marco. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003. p. 39-50.

NEGREIROS, Gil. As sequências textuais no gênero oral: análise de uma aula expositiva universitária. Filol. Linguíst. Port. São Paulo, v. 17, n 1, jan./jun. de 2015, p. 179-203.

SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012. [e-book].

SANTAELLA, Lucia. Audiovisualidade: acústica/ótica, audição/visão, som/imagem. SANTAELLA, Lucia (Org.). Novas formas do audiovisual. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016, p. 208-223.

SANTOS, Edméa. Educação Online para além da EaD: um fenômeno da cibercultura. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga. Universidade do Minho, 2009. Disponível em: <https://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/xcongreso/pdfs/t12/t12c427.pdf>. Acesso em: 12 de julho de 2017.

SCHECHNER, Richard. O que é performance? Performance studies: an introduccion, second edition. New York & London: Routledge, 2006, p. 28-51.

SILVA, Luiz Antônio. O diálogo professor/aluno na aula expositiva. In. PRETI, Dino (Org.). Diálogos na fala e na escrita. São Paulo: Humanitas, 2005, p. 18-44.

SILVA, Luciano Dias da; LOPES, Maurício Capobianco. Uso de Videoaulas como Recurso Didático: critérios de análise e seleção. Revista Contexto & Educação, v. 36, n 115, 398–415, nov. 2021.

SOUSA, José Raul de; SANTOS, Simone Cabral Marinho dos. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 10, n. 2, p. 1396 - 1416, jul. - dez. 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31559>. Acesso em: 27 de agosto de 2021.

VARGAS, Ariel; ROCHA, Heloísa Vieira da; FREIRE, Fernanda Maria Pereira. Promídia: produção de vídeos digitais no contexto educacional. Novas Tecnologias na Educação, CINTED-UFRGS, v. 5, n 2, dezembro de 2007.

VICTORIO FILHO, Aldo; BERINO, Aristóteles; SOARES, Maria da Conceição Silva. Conversas com pesquisas sobre educação e audiovisualidades. In. VICTORIO FILHO, Aldo; BERINO, Aristótoles; SOARES, Maria da Conceição Silva (Org.). Educação e Audiovisualidades. Curitiba: Appris, 2018. [e-book]

Downloads

Publicado

2024-05-22

Como Citar

Couto, E. S., & Albuquerque, M. R. de. (2024). Audiovisual na Educação Online: Análise de produções docentes. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 24(1), 36–54. https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i1.735

Edição

Seção

Artigos Originais