Um Ambiente Virtual de Aprendizagem Matemática Inclusivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.326

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar a trajetória e alguns resultados de três pesquisas de mestrado desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo (Brasil). As pesquisas tinham como objetivo comum verificar a possibilidade de interação entre pessoas com algum tipo de limitação sensorial (em nosso caso, surdos e cegos) e pessoas que não possuíam limitações no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle, que foi devidamente adaptado para se tornar acessível. Após a aplicação de algumas fases e da realização de (re)designs do ambiente, aplicamos alguns problemas matemáticos; depois disso, realizamos coleta de dados; com a ferramenta Fórum de discussão, pudemos constatar que foi possível que pessoas cegas, surdas e aquelas que não apresentaram limitações sensoriais fizessem uso do mesmo AVA, estabelecendo assim, que nosso objetivo comum foi alcançado.

Palavras-chave: Educação a distância. Ambiente virtual de aprendizagem. Necessidades educacionais especiais. Inserção no mercado de trabalho.

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Publicado

2019-10-25

Como Citar

Santos, C. E. R. dos, & Fernandes, S. (2019). Um Ambiente Virtual de Aprendizagem Matemática Inclusivo. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 18(1), 19. https://doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.326

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